• doutorevoce

O CORONAVÍRUS PODE VIVER NA SOLA DOS SAPATOS?

Atualizado: Mai 2

P: Posso carregar o Coronavírus na sola dos meus sapatos?


R: Até agora, apenas um pequeno estudo foi realizado e encontrou evidências de que o novo Coronavírus (2019) pode ser transportado nos sapatos. No entanto, é muito improvável que esta seja uma das principais formas de transmissão do vírus.


Os pesquisadores que fizeram o estudo investigaram várias superfícies em um hospital em Wuhan, China, em unidades em que os pacientes com COVID-19 estavam sendo atendidos. Eles encontraram material genético do Coronavírus em metade das amostras que tiraram da parte de baixo dos sapatos dos profissionais da saúde. Eles também encontraram evidências do vírus nos pisos, incluindo áreas além de onde os pacientes com COVID-19 estavam sendo tratados.


Embora isso sugira que os sapatos possam ser um veículo para o vírus, há uma ressalva no estudo. Os testes dos pesquisadores não determinaram a quantidade de "vírus viáveis" nos sapatos e no chão. Isso significa que não se sabe se a quantidade de vírus era suficiente, ou se era estável o bastante para infectar alguém que entrasse em contato com ele.


A ideia de que o novo Coronavírus pode ser transportado em sapatos ainda não foi testada fora de um ambiente médico em que pacientes com infecções ativas estão internadas.


Por enquanto, permanece o entendimento de que o vírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa através de gotículas que saem do nariz ou da boca de alguém infectado quando tosse, espirra ou fala. Essas gotículas podem cair em outras pessoas ou em superfícies como corrimão, maçaneta, mesa ou o chão, pois as gotículas seguem a gravidade. Se alguém tocar uma região contaminada e o vírus se fixar na sua mão, a pessoa poderá transferir este vírus para o próprio corpo, ao tocar os seus olhos, nariz ou boca.


Se as gotículas de Coronavírus estiverem na parte inferior dos sapatos, mesmo que sejam viáveis, elas só poderão causar uma infecção se você tocar diretamente nessa superfície e depois tocar no seu rosto.


Portanto, embora seja importante limpar seus sapatos e evitar usá-los em casa, jamais deixe de fazer a higienização das mãos regularmente, pois é ela que fará a diferença. Evite tocar no seu rosto antes de lavar as mãos, caso tenha encostado em uma superfície que outros mantiveram contato. Uma boa higienização das mãos e o distanciamento interpessoal adequado são, até o momento, as melhores apostas para evitar a infecção.




REFERÊNCIAS:

1. Can Coronavirus Live on the Bottoms of Shoes? The short answer from a pulmonary and critical care specialist. Cleveland Clinic Health Essentials, Cleveland, Apr, 2020. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/can-coronavirus-live-on-the-bottoms-of-shoes/


5 visualizações

©2020 por Doutor&Você. Orgulhosamente criado com Wix.com