- doutorevoce
COLETOR MENSTRUAL: PRÓS E CONTRAS
Atualizado: 2 de Mai de 2020
Cansada de absorventes?
Descubra se o coletor menstrual é adequado para você
Durante anos, as mulheres usaram absorventes internos (tampões) ou externos para coletar sangue e proteger suas roupas durante seus períodos menstruais. Mas, hoje em dia, o coletor menstrual já pode ser uma alternativa a esses métodos tradicionais. Alguns são duradouros e reutilizáveis, enquanto outros são descartáveis.
ASPECTOS GERAIS DO COLETOR MENSTRUAL
Não sabe o que é um coletor menstrual?
É um copinho flexível projetado para usar na vagina e coletar o sangue durante o período menstrual. Ele realmente coleta o fluxo menstrual em vez de absorvê-lo, como absorventes externos ou internos.
A maioria dos coletores menstruais são feitos de silicone ou do chamado TPE (material semelhante à borracha). Eu sempre lembro as minhas pacientes que, se elas são sensíveis ao látex, elas deveriam ter certeza de comprar um coletor feito exclusivamente de silicone para evitar alergia.
Você pode usar o mesmo copinho durante todo o ciclo, mas pode ser necessário trocá-lo com mais frequência em dias de fluxo intenso para evitar vazamentos. Remova e lave o copo após 12 horas de uso, ou quando houver vazamento.
AS VANTAGENS:
Custos mais baixos e menos resíduos em aterros sanitários. Alguns copos são projetados para serem utilizados por longos períodos – até mesmo por anos - proporcionando uma economia significativa de custos em absorventes. Como você pode reutilizá-los, haverá menos acúmulo em nossos aterros e menos árvores sacrificadas para fabricar os métodos baseadas em papel. Lembre-se de que alguns copos foram projetados para serem descartáveis. Leia atentamente o rótulo da caixa antes de comprar, se desejar um reutilizável.
Menos odor. Você não terá que se preocupar com o odor menstrual nos momentos mais inoportunos, pois o sangue não fica exposto ao ar, como acontece com absorventes e tampões.
PH vaginal e bactérias benéficas permanecem no local. Os absorventes absorvem todo o seu fluido vaginal com o sangue, o que pode perturbar o pH delicado e o equilíbrio bacteriano da sua vagina.
Mais tempo entre as trocas. Geralmente você precisa trocar os absorventes a cada 4 ou 8 horas, dependendo do fluxo. Você pode ficar até 12 horas com um coletor menstrual antes de esvaziá-lo.
A relação sexual é possível com o coletor no lugar. É possível ter relações sexuais enquanto o copo estiver em sua vagina. É realmente uma escolha pessoal se você deseja removê-lo antes ou não.
Fácil de usar. Qualquer uma que tenha usado absorvente interno deverá ter poucas dificuldades para aprender a inserir um copo menstrual. Se você já usou um diafragma para o controle da gravidez, terá ainda menos problemas em aprender como usar o seu novo copinho. Simplesmente dobre-o para que pareça um absorvente interno, aponte-o para a parte de trás da vagina e o introduza. Ele irá se adaptar naturalmente. Quando inserido corretamente, você não deve sentir sua presença.
AS DESVANTAGENS:
Mais sujeira. A principal desvantagem que minhas pacientes reclamam é que o esvaziamento do copo pode ser confuso. Com a prática, a maioria das mulheres encontra uma técnica adequada e rapidamente obtém o "pulo do gato". Além disso, a limpeza em um banheiro público pode causar constrangimento para algumas.
Dificuldade de inserção para algumas. As meninas mais jovens e as que nunca tiveram relações sexuais podem achar difícil inserir os copinhos. E, se você tiver um DIU, usar um copo menstrual pode puxar a cordinha dele e deslocá-lo. Pergunte ao seu médico como proceder nesses casos.
Possíveis problemas de ajuste. Muitas vezes, a anatomia individual da mulher pode dificultar o uso adequado do copinho. Por exemplo, se você tem miomas ou um útero caído, ele pode não se encaixar no lugar corretamente.
Problemas de remoção do coletor. A remoção do copo tem uma maneira correta. Você não deve puxar a haste. Em vez disso, aperte a base e puxe. O líquido coletado deve ser esvaziado no banheiro. Enxágue com água da torneira e reinsira.
Manutenção. Após cada ciclo, esterilize o copo com água fervente ou uma solução de esterilização usada para mamadeiras.
A única maneira de saber se um coletor menstrual é a escolha certa para você, é comprando um e usando! Existem várias formas e tamanhos, então, se o primeiro não lhe agradar, o próximo poderá ser melhor. Você pode encontrá-los em farmácias ou comprá-los online.

REFERÊNCIAS:
1. American College of Obstetricians and Gynecologists. Disponível em: http://www.acog.org/
2. Tired of Tampons? Here Are Pros and Cons of Menstrual Cups. Cleveland Clinic Health Essentials, Cleveland, Feb, 2015. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/tired-of-tampons-here-are-pros-and-cons-of-menstrual-cups/
#coletormenstrual #saudefeminina #medicinapreventiva #cuidadosmedicos